A Prova
A Expedição
Xokleng 2016, será realizada nos dias 23 e 24 de Julho, na cidade de Treviso,
sul de SC.
A prova faz
parte do RBCA – Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura e do Circuito
Catarinense de Corridas de Aventura.
Será
dividida em três categorias, conforme segue:
1)
Expedição – aproximadamente 90 km de percurso, em torno de 12 horas de duração;
2) Aventura – com aproximadamente 25 km de
percurso e entre 2 e 4 horas de duração;
As modalidades esportivas
serão: Orientação, Trekking, Mountain Bike, Técnicas Verticais e canionismo.
3) Sport – com aproximadamente 12 km e máximo 2 horas de
duração. Modalidades de bike e trekking.
Vencerá quem percorrer o
trajeto em menor tempo possível, passando por todos PC’s e AT’s e cumprindo o regulamento desta prova.
É de
responsabilidade da Coordenação da Expedição Xokleng
ü
Projetar,
elaborar e realizar a Expedição Xokleng 2016;
ü
Zelar
pela integridade física dos competidores. A organização pode, inclusive impedir
o prosseguimento de qualquer equipe competidora, desde que julgue haver algum
risco à integridade física e mental de qualquer um dos integrantes;
ü
Exigir
que cada integrante da equipe inscrita assine o termo de responsabilidade.
ALTERAÇÃO NO PERCURSO: A organização da prova reserva o
direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu
critério.
CANCELAMENTO DA PROVA: A
organização reserva o direito de cancelar a prova a qualquer tempo e sem ônus
ao mesmo.
É de responsabilidade dos atletas
participantes
ü
A alimentação antes, durante e depois da prova;
ü
Despesas
com transportes para o local de prova;
ü
Estacionamento
e hospedagem, antes durante e após a competição;
ü
Cada atleta é responsável pelo seu estado físico
e mental;
ü
Cada atleta é responsável pelo equipamento
pessoal utilizado durante a prova;
ü
Os integrantes da equipe são responsáveis por
todos os próprios atos, são ainda solidários às atitudes isoladas dos demais
integrantes e às decisões tomadas em regime de maioria pela equipe.
Inscrições
As
inscrições serão feitas de 20 de junho a 15 de julho. AS VAGAS SÃO
LIMITADAS.
O valor da inscrição por equipe será:
Categoria
|
Até dia 15 de setembro
|
Sport (duplas)
|
R$ 110,00
|
Aventura
(duplas)
|
R$ 220,00
|
Expedição
(duplas)
|
R$ 280,00
|
Expedição
(quartetos)
|
R$ 580,00
|
Todos os dados para inscrição estão no site acima no www.expedicaoeaventura.com.br e
no www.expedicaoxokleng.com.br
.
A título de Responsabilidade Social, a organização está criando o
ExpediCÃO, na qual os atletas deverão doar um quilo de ração por atleta, no
mínimo. Esta ração será destinada para a ONG SOS 4 patas aqui da cidade
de Treviso.
A equipe que optar por não realizar a doação será penalizada em 2 horas
no seu tempo total.
Qualquer alteração nas equipes
deverá ser feita até 48 horas antes da competição. Para tanto deverá ser
enviada à organização nova ficha de inscrição da equipe. Via email expedicaoxokleng@uol.com.br
Os atletas que se inscreverem e
não comparecerem no dia da competição, não terão seus valores pagos devolvidos.
Equipes
Os integrantes da equipe inscrita
deverão ter, no mínimo, 18 anos completos. Menores de 18 anos deverão
apresentar Termo de Responsável devidamente preenchido e assinado por pai, mãe
ou responsável.
A equipe deverá ser composta por 4
(quatro) ou 2 (dois) integrantes (PARA CATEGORIA AVENTURA e SPORT APENAS 2
INTEGRANTES), independente de sexo. Para efeito de RBCA serão consideradas
apenas as categorias Expedição
- quarteto misto e dupla.
DESISTÊNCIA
DURANTE A PROVA: Após
o início da prova, qualquer pedido de desistência, individual ou coletivo,
significará desclassificação total da equipe à qual pertence o integrante
desistente. A desistência deverá ser comunicada ao PC mais próximo. A equipe
que desistir da prova e não comunicar a organização não poderá participar de
outro evento promovido pela Expedição Xokleng.
EQUIPE
DE APOIO: Não será
permitida, as equipes deverão ser auto sustentáveis durante todo evento. Qualquer
ajuda externa, ou seja, aquela fornecida por pessoas alheias à equipe inscrita,
implicará na desclassificação da equipe. Amigos e familiares poderão observar o
desenvolvimento da prova sem interferir de forma alguma.
CAMISETA DA PROVA: Cada atleta receberá uma camiseta da
prova, que deverá ser utilizada durante todo o percurso e sempre por cima da
vestimenta.
USO DA IMAGEM: Os
integrantes das equipes inscritas assinarão, juntamente com o termo de
responsabilidade, autorização para o uso de imagem.
Equipamentos
Obrigatórios
Cada equipe deverá manter consigo,
durante toda duração da prova, os equipamentos solicitados, conforme relação
abaixo:
Equipamento por
equipe
Quantidade
|
Equipamento
|
Categoria
|
1
|
Espelho para sinalização
|
Expedição e Aventura
|
1
|
Kit de primeiro socorros
(relacionado abaixo)
|
Expedição e Aventura
|
1
|
Bússola
|
Expedição e Aventura
|
1
|
Faca com lâmina de
|
Expedição e Aventura
|
Carta do percurso – fornecida pela
organização
|
Expedição e Aventura
|
Equipamentos individuais
Quantidade
|
Equipamento
|
Categoria
|
1
|
Apito
|
Expedição e Aventura
|
1
|
Lanterna de cabeça (com pilhas)
|
Expedição
|
1
|
Lanterna de qualquer tipo
|
Expedição e Aventura
|
1
|
Cobertor de emergência (manta
térmica)
|
Expedição e Aventura
|
1
|
Camiseta oficial da prova – fornecida
pela organização
|
Expedição, Aventura e Sport
|
Pilhas sobressalentes
|
Expedição
|
*Além
dos equipamentos listados cada competidor deve portar os equipamentos
específicos para cada modalidade. Coisas desnecessárias só atrapalham, portanto
escolha bem o que vai levar.
Mountain
bike
Quantidade
|
Equipamento
|
Categoria
|
1
|
Mountain bike
|
Todas Categorias
|
1
|
Capacete
|
Todas Categorias
|
1
|
Luz estroboscópica ou back light
|
Expedição
|
1
|
Sistema de sinalização noturna
dianteira (pode ser a lanterna de cabeça)
|
Expedição
|
* O capacete
de mountain bike poderá ser utilizado em todas as outras modalidades.
Técnicas Verticais
**
A organização estará listando estes equipamentos em breve**
Trekking
·
Equipamentos
individuais de segurança.
Kit De Primeiros Socorros (dispensável
para categoria sport) :
Quantidade
|
Equipamento
|
1
|
Antibactericida
|
4
|
Antiinflamatório
|
4
|
Gaze
|
1
|
Esparadrapo
|
1
|
Fósforos a prova d’água ou isqueiro
|
4
|
Anti histamínico (mínimo de 4
comprimidos)
|
4
|
Analgésico
|
4
|
Anti diarréico
|
4
|
Manta térmica (uma por atleta)
|
30 ml
|
Protetor solar
|
30 ml
|
Álcool ou antiséptico
|
20 gr
|
Sal
|
10
|
Purificador de água (comprimidos) ou
30 ml
|
Sugestão de equipamentos
ü Luvas
ü Papel
contact (para carta)
ü Bússola reserva
Equipamentos Proibidos
ü
GPS e outros equipamentos eletrônicos de
navegação;
ü
Contadores de passo;
ü
Outras cartas / mapas que não sejam
fornecidos pela organização;
ü
Armas.
O uso de qualquer destes
equipamentos implica na desclassificação da equipe.
Segurança
A organização da prova oferecerá
seguro pessoal, sem ônus, para todos competidores devidamente inscritos.
Durante todo percurso da prova,
em locais estratégicos, haverá ambulâncias do serviço de saúde dos municípios
envolvidos, corpo de bombeiros da região e viaturas da Polícia Militar,
balizando inclusive alguns pontos que a organização achar necessário.
O atendimento do atleta pela
equipe médica não significará desclassificação da equipe, a menos que o atleta
seja impossibilitado de prosseguir. A equipe médica pode impedir o atleta de
continuar participando se julgar impossibilidade física.
Penalizações
A infração de qualquer disposição
deste Regulamento Geral, dará o direito a organização da prova punir ou
desclassificar a equipe, conforme o grau de descumprimento deste regulamento,
conforme descrito abaixo:
1.
Todas
as infrações que não impliquem na desclassificação da equipe inscrita
incorrerão em penalidade de 30 minutos POR ATLETA, que descumprir o
regulamento. Essa penalidade será aplicada à equipe infratora no em seu tempo
total de prova;
2.
Qualquer
equipe que estiver incompleta, ou cujos integrantes distanciarem-se mais de 100 m (cem metros) entre si
no cruzamento da linha de chegada ou em qualquer ponto do percurso, estará
desclassificada;
3.
A
desistência de qualquer integrante da equipe incorrerá na desclassificação da
equipe;
4.
O
comportamento inadequado, degradação da fauna e flora locais, desrespeito as
comunidades locais e à Organização do Evento, destruição de equipamentos e
instalações pertencentes a organização, de terceiros e sabotagem, incorrerão na
desclassificação da equipe à qual pertence o infrator, além da responsabilidade
civil e criminal do ato. Casos brandos de degradação, incluindo lixo jogado no
trecho, incorrerão em penalização de 1 hora da equipe competidora em seu tempo
total da prova;
5.
O
uso de meios de transportes não autorizados e equipamentos proibidos incorrerá
na desclassificação da equipe;
6.
A
troca de qualquer integrante da equipe competidora durante o desenvolvimento da
prova, implicará na desclassificação da equipe;
7.
A
falta de qualquer equipamento obrigatório, por perda ou mesmo inutilização
acidental, ocasionará o acréscimo de 30 minutos ao tempo final da equipe. Em
caso da falta de equipamento essencial a segurança (capacete, colete salva-vida,
equipamentos para vertical) e essencial para a modalidade (bicicleta), a equipe
será desclassificada;
8.
Todas
as penalidades serão somadas ao tempo total de prova de cada equipe, salvo
casos de desclassificação, que serão decididos pelos fiscais que constatarem
infrações que a justifiquem, independente do tempo de prova transcorrido e da
localidade da ocorrência.
Algumas especificações
PC – Posto de
Controle – local indicado onde as equipes devem passar obrigatoriamente na
ordem seqüencial determinada, entregando ao fiscal do PC o passaporte para
devido registro da hora em que a equipe passou pelo posto.
AT – Área de
Transição – mesmo procedimento do PC a diferença é que no AT há mudança da
modalidade da prova.
Corte –
obrigatório para as equipes que não cheguem até um PC ou AT no horário máximo
determinado, definido pela organização e entregue juntamente com o mapa no
briefing.
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